domingo, 25 de maio de 2014

Olimpíada da Língua Portuguesa 2014 - Reta final

Olimpíada da Língua Portuguesa 2014 - Reta final

Olá, Bonitonas e bonitões!!
Estamos na etapa de finalização dos trabalhos para a Olimpíada da Língua Portuguesa, sendo assim, pra ter certeza de que todos terão acesso a informações muito importantes estou colocando-as aqui no blog, ok?
Primeiramente, para quem ainda não começou a escrever a narrativa de memórias, procure seguir os passos do plano de trabalho, é fácil e ajuda organizar as ideias e os procedimentos para a realização de um bom texto, vamos lá!

Plano de trabalho
* Ler e analisar textos de memórias literárias.
* Identificar e aprender a usar marcas linguísticas próprias da progressão e da articulação textual (por exemplo: então, depois, mais tarde, naquele tempo, mas etc.).
* Preparar e fazer a entrevista (Dicas de perguntas: 1- O(a) senhor(a) se lembra de alguma passagem marcante da sua vida nesta cidade? Que fato é esse? Por que ele foi marcante? 2- O(a) senhor(a) tem algum objeto antigo ou foto que lembre essa passagem da sua vida?
* Selecionar e organizar as informações coletadas.
* Produzir o texto.
* Aprimorar o texto.


Para aprimorar o seu texto é importante fazer uma revisão detalhada, use o roteiro abaixo, ele vai ajudar bastante!

Roteiro para revisão
* O título do texto é sugestivo? Instiga o leitor?
* O narrador usa a primeira pessoa para contar as lembranças do entrevistado? O que poderia ser feito para que o texto seja relatado em primeira pessoa?
* O texto traz palavras e expressões que situam o leitor no tempo passado? Há trechos em que é possível acrescentá-las?
* O autor descreve objetos antigos, lugares que se modificaram ou já não existem?
* O texto estabelece relações entre a narrativa do entrevistado e o lugar onde vive? O que pode ser feito para reforçar essa ligação?
* O autor expressa em seu texto sensações, emoções e sentimentos do entrevistado? É possível encontrar outras impressões que possam ser inseridas no texto?
* Há no texto trechos com marcas da linguagem oral informal (“né”, “daí” etc.), que devem ser substituídas por expressões mais adequadas ao gênero em questão?
* Os verbos no pretérito perfeito e imperfeito estão usados corretamente?
* O texto consegue envolver o leitor? Ele desperta interesse e prende a atenção?
* Há alguma palavra que não esteja escrita corretamente? E a pontuação está correta?

Dica: Peça para seus familiares lerem o texto antes de entregá-lo, principalmente para seu entrevistado(a).


(Fonte:Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Caderno do Professor) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário