sábado, 14 de setembro de 2013

1º Ano do Ensino Médio
Como era a vida na Idade Média?

O livro e o filme O nome da Rosa retratam muito bem esse período e como estamos estudando a literatura produzida nessa época, seria interessante saber um pouco mais sobre a vida dessas pessoas, além disso o filme se passa antes da invenção da impressão por tipos móveis de Gutenberg, ocorrida por volta de 1439, então, poderemos observar como era realizada a produção e armazenamentos dos livros antes dessa revolucionária invenção da inteligência humana!

Sinopse do filme: Em 1327 William de Baskerville (Sean Connery), um monge franciscano, e Adso von Melk (Christian Slater), um noviço, chegam a um remoto mosteiro no norte da Itália. William de Baskerville pretende participar de um conclave para decidir se a Igreja deve doar parte de suas riquezas, mas a atenção é desviada por vários assassinatos que acontecem no mosteiro. William de Baskerville começa a investigar o caso, que se mostra bastante intrincando, além dos mais religiosos acreditarem que é obra do Demônio. William de Baskerville não partilha desta opinião, mas antes que ele conclua as investigações Bernardo Gui (F. Murray Abraham), o Grão-Inquisidor, chega no local e está pronto para torturar qualquer suspeito de heresia que tenha cometido assassinatos em nome do Diabo. Como não gosta de Baskerville, ele é inclinado a colocá-lo no topo da lista dos que são diabolicamente influenciados. Esta batalha, junto com uma guerra ideológica entre franciscanos e dominicanos, é travada enquanto o motivo dos assassinatos é lentamente solucionado. Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-2402/


Um filme que trara de intolerância e autoritarismo e que pode despertar um bom debate sobre a questão da biblioteca com um "lugar perigoso".






Nenhum comentário:

Postar um comentário