quinta-feira, 13 de junho de 2013

5ª Série/6º Ano

Ah! ... A crônica

A crônica é um gênero textual leve, despretensioso como uma conversa entre velhos amigos e consegue, muitas vezes, nos fazer enxergar coisas belas e grandiosas em pequenos detalhes do cotidiano, do dia a dia, que costumam passar despercebidos.

História das crônicas

A palavra "crônica" em sua origem, está associada ao vocábulo "khrónos" (grego) ou "chronos" (latim), que significa "tempo". Para os antigos romanos a palavra "chronica" designava o gênero que fazia o registro de acontecimentos históricos, verídicos, na ordem em que aconteciam, sem pretender se aprofundar neles ou interpretá-los. Com esse sentido ela foi usada nos países europeus.

A crônica no Brasil

A crônica brasileira, também voltada para o registro jornalístico do cotidiano, surgiu por volta do século XIX, com a expansão dos jornais no país. Nessa época, importantes escritores, como José de Alencar e Machado de Assis, começaram a usar as crônicas para registrar de modo ora literário, ora jornalístico, os fatos corriqueiros de seu tempo.
Ela, a crônica, ocupa um lugar de entretenimento, de reflexão mais leve. Ao escrever, os cronistas buscam emocionar e envolver seus leitores.
No Brasil, há vários modos de escrevê-las. Se usa o tom da poesia, o autor produz uma crônica poética, mas podem ser engraçadas, sérias, podem tratar de temas como política ou  futebol.

Crônica Narrativa

No momento, nosso interesse se volta às crônicas narrativas. Além das características já citadas, como o tom leve próximo ao de uma conversa, o tema ligado ao cotidiano e sua brevidade, ou seja são textos curtos, as crônicas narrativas ainda possuem os elementos das narrativa comuns (como contos, por exemplo), como foco narrativo, enredo, personagens, tempo e espaço, mas contando (ou narrando) poucos fatos, apresentando poucas personagens, sem grandes mudanças de espaço e representando um tempo curto.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre as crônicas e principalmente sobre as crônicas narrativas, mãos à obra, crie a sua própria crônica!

Ah! Esse vídeo também pode ajudar, ela trata da rapidez com que as informações se tornam ultrapassadas, se vocês se lembram, já falamos sobre isso quando analisamos um livro e o comparamos a uma revista e a um jornal, além é claro de falar sobre crônicas!

http://www.youtube.com/watch?v=rjHJT2WwVtg&nofeather=True



Fontes:
A ocasião faz o escritor. Material da Olimpíada de Língua Portuguesa.
Caderno do Professor da Secretaria Estadual de Educação - 6º Ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário