sexta-feira, 14 de junho de 2013

Fernando Pessoa e seus heterônimos

Um dos mais extraordinários poetas do século XX, não foi apenas criador de obras literárias, mas também de escritores. Por meio da imaginação, concebeu várias entidades poéticas, com biografia, traços físicos, profissão, ideologia e estilos próprios. Seus heterônimos. Entre eles destacam-se os três heterônimos perfeitos:
Alberto Caeiro: é considerado por Fernando Pessoa como o mestre, assim como o de Ricardo Reis e Álvaro de Campos. Espécie de poeta filósofo, que extrai do pensamento não de livros nem da civilização, mas de seu contato direto com as coisas da natureza. Crê que o homem complicou demais as coisas com a metafísica, com suas teorias filosófica e científicas, com suas religiões. Por isso defende a simplicidade da vida e a sensação como único meio válido para a obtenção do conhecimento.
Ricardo Reis: É indiferente à vida social, valoriza a vida campestre e a simplicidade das coisas, mas se sente fruto de uma civilização cristã decadente, que caminha fatalmente para a destruição. Cultiva uma atitude tipicamente epicurista, desconfia da felicidade extrema, por isso a evita ou a controla com a razão.
Álvaro de Campos: Dos três heterônimos é o mais afinado com a tendência modernista, particularmente com o futurismo. Procurou transmitir o espírito do mundo moderno, um mundo de máquinas, de multidões e de velocidade.
Fernando Pessoa: O ortônimo Fernando Pessoa é portador de certos traços, como o nacionalismo e o saudosismo, que coincidem com os do homem Fernando Pessoa.
Nesse vídeo você encontrará dados sobre a vida e a obra desse grande poeta.



Há alguns anos a TV Cultura transmitiu a série Tudo o que é Sólido Pode Derreter voltada para o público juvenil, buscando explorar de forma atraente e com bom humor o universo adolescente a partir do cotidiano de uma jovem, Thereza, que estuda na escola grandes obras da literatura de língua portuguesa, descobrindo e envolvendo-se com suas histórias. Nesse episódio Thereza se interessa por Fernando Pessoa e seus heterônimos a partir de uma situação ocorrida em sala de aula.




Fontes:
TAKAZAKI, H.Ensino Médio. São Paulo, IBEP: 2004.
CEREJA, W.R.MAGALÃES, T.C. Português Linguagens Ensino Médio. São Paulo, Atual: 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário