domingo, 17 de março de 2024

Leia SP - As Aventuras de Alice no País das Maravilhas

 Leia SP - As Aventuras de Alice 

no País das Maravilhas

Ilustração original de John Tenniel

Em 2024 a Secretaria da Educação de SP disponibilizou para os estudantes uma plataforma para a leitura de livros de literatura. No primeiro bimestre os estudantes dos 7º anos estão lendo "As aventuras de Alice no país das Maravilhas" do autor Lewis Carrol. Com o objetivo de incentivar os estudantes a lerem o livro, a Sala de Leitura da escola PEI Pedro Viriato Parigot de Souza fez uma pesquisa para trazer mais informações sobre a obra, além de ter acontecido um bate papo com as turmas no mês de março.

O livro foi publicado em 1865 (completando 159 anos em 2024!), seu autor, Lewis Carrol, pseudônimo de Charles Lutwidge Dodgson (1832 - 1898 ele viveu 66 anos), foi professor de lógica e matemática de uma faculdade de Oxford, a Christ Church, foi aluno bolsista nesta faculdade e depois de formado foi convidado para ser professor, era considerado um gênio. Além disso, ele foi poeta, contista, desenhista, fotógrafo e diácono da Igreja Anglicana.

Lewis Carrol conheceu Alice Liddell (1852 - 1934, ela viveu 82 anos) após a chegada da família à Oxford. O pai dela era como se fosse o reitor da faculdade.

Em 1862 Carrol fez um passeio com as três filhas do reitor, na ocasião as meninas pediram a ele para contar histórias, essas histórias depois se transformaram no livro "As Aventuras de Alice no Subterrâneo", mas foi publicado como o título que conhecemos. A versão da Disney (1951) suprimiu as palavras "as aventuras de" do título.

Alice no País das Maravilhas - Disney 1951

A CURIOSIDADE é o que move a Alice, é o que a faz seguir em frente na história, explorando novos espaços, vivendo novas experiências, a curiosidade é o que, geralmente, move as crianças.

O tempo, o espaço e a lógica funcionam de modo diferente no mundo das Maravilhas. Aparecem contraposições importantes entre o mundo real, a Inglaterra Vitoriana habitada pelo autor e Alice e o mundo das Maravilhas. A Inglaterra Vitoriana é o mundo da lógica, da ordem, das normas, enquanto o país das Maravilhas é o mundo do caos, do nonsense (do absurdo, sem coerência, contrário ao bom senso).

Ilustração original de John Tenniel

A história apresenta processos de mudança pelas quais a personagem passa, esses são semelhantes às mudanças que acontecem nas vidas de todos os jovens, uns leitores vão se identificar mais com algumas coisas, outros com outras, como por exemplo, o desconforto com as mudanças corporais, o estranhamento com os diferentes papéis socias que todos precisam assumir ao passar da infância para a adolescência e depois para a fase adulta.

Muitas personagens e situações do livro Alice influenciaram a literatura e as artes visuais ao longo dos anos. O coelho branco e a toca aparecem no filme Matrix (1999). 

Referência ao Coelho Branco

Referência à toca do Coelho

A história real e ficcional (parte dela) se passam na Inglaterra Vitoriana, que tem esse nome devido ao reinado da Rainha Vitória que durou 63 anos, de junho de 1837 a  janeiro de 1901. Nessa época a Inglaterra era retratada como um modelo de país, era a nação mais poderosa do mundo devido à expansão das colônias do Reino Unido na África, Ásia e Oriente Médio. Nesse período houve aumento da atividade industrial e grande incentivo às artes.

Você pode conhecer um pouco da Era Vitoriana assistindo a alguns filmes, como esses: A colina escarlate (2015 - terror), Drácula de Bram Stoker (1992 - terror), A jovem Rainha Vitória (2009), Jane Eyre (2011), O jardim secreto (1993) e Enola Holmes (2020).

Você pode conhecer alguns filmes que se baseiam em As Aventuras de Alice no País das Maravilhas: Alice no País das Maravilhas (Disney 1951), Alice no País das Maravilhas (2010 - dirigido por Tim Burton), Alice Através do Espelho (2016 - produtor Tim Burton, diretor James Bodin).

Uma curiosidade a mais, bem importante na verdade! Este livro faz parte da lista de leituras obrigatórias do vestibular da Unicamp de 2024 - 2026.

Outra curiosidade, muito intrigante, principalmente para nós brasileiros que temos um litoral imenso. No capítulo 2 do livro a Alice diz "onde quer que se vá no litoral da Inglaterra, encontram-se uma porção de máquinas de banho de mar..." O que será isso? Encontramos uma imagem! Confira:

Você pode se informar mais sobre esse curioso costume no site O Verdoso.

Esperamos que essas informações e curiosidades enriqueçam a experiência de leitura de todos os estudantes.
BOA LEITURA!!


Referências:

Literatura Fundamental Univesp com a Professora Sandra Vasconcelos - USP.

TV Unicamp - Por que a Unicamp escolheu Alice no País das Maravilhas? Com a Professora Marcella Abboud.

Tatiana Feltrin, Canal TLC YouTube.

CARROL, Lewis. Alice Edição Comentada. Introdução e notas Martin Gardner. Tradução Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro, Editora Zahar, 2002.

COELHO, Nely Novaes. Literatura Infantil. São Paulo, Ed. Moderna, 2000.



Nenhum comentário:

Postar um comentário