sábado, 23 de março de 2024

Leia SP - O Maravilhoso Mágico de Oz

 Leia SP - O Maravilhoso Mágico de Oz


Em 2024 a Secretaria da Educação de SP disponibilizou aos estudantes uma plataforma para a leitura de livros de literatura. No primeiro bimestre os estudantes dos 9º anos estão lendo "O Mágico de Oz". Com o objetivo de incentivar os estudantes a lerem o livro a Sala de Leitura da PEI Pedro Viriato Parigot de Souza fez uma pesquisa para trazer mais informações sobre a obra, além de ter acontecido um bate papo com as turmas. 

O livro "O Maravilhoso Mágico de Oz" foi publicado pela primeira vez em 1900, sendo o primeiro de uma série de 14 livros que se passam no reino de OZ. Ele foi traduzido para mais de 50 línguas e vendeu mais de 3 milhões de cópias até entrar em domínio público em 1956.

Seu autor, Lyman Frank Baum, mais conhecido como L. Frank Baum, nasceu em 1856 e faleceu em 1919, viveu por 62 anos, foi escritor, editor, ator, roteirista e produtor de cinema. Ele escreveu mais 70 obras, entre livros, peças de teatro e contos, alguns sob pseudônimos como, Edith Van Dyne, Laura Bancroft e Floyd Akers.

"Eu aprendi a ver a fama como um fogo-fátuo (falso brilho, glória passageira) que, quando é capturado, não vale ser possuído; mas agradar uma criança é uma coisa doce e encantadora, que aquece um coração e traz sua própria recompensa." L. Frank Baum escreveu essas palavras na dedicatória de um livro feita para sua irmã.

Em o mágico de Oz conhecemos a história da menina Doroty Gale, ela é órfã, mora com seus tios, Henry e Em, numa fazenda no Kansas (EUA), além dos tios, Doroty tem a companhia de seu cachorrinho Totó.

O dia a dia na fazenda é monótono e cinza até que um ciclone leva Doroty, Totó e a casa de um único cômodo para o reino de Oz. Ao contrário do aspecto cinza da fazenda, Oz é um lugar colorido, vibrante, onde muitas coisas acontecem.

Em Oz Doroty busca um meio para voltar ao Kansas, nessa trajetória ela conhece bruxas, os Munchkins, os macacos alados, os Winkies, os Quadlings, o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão. Com esses três últimos e Totó Doroty segue pela estrada de tijolos amarelos rumo a Cidade Esmeralda para encontrar o Mágico de Oz e fazer seu pedido. Seus recentes amigos também querem fazer pedidos, o Espantalho quer um cérebro, o Homem de Lata um coração e o Leão quer ser corajoso. As qualidades que faltam aos amigos são características de Doroty, ao longo da história vamos observando isso.

O Mágico de Oz é uma história original, é considerado o primeiro e o maior conto de fadas estadunidense.

Oz e o País das Maravilhas de Alice têm alguns pontos em comum, a jovem protagonista feminina, um mundo novo e diferente a ser explorado, porém diferente de Alice que escolheu seguir o Coelho Branco em sua toca e caiu no País das Maravilhas, Doroty não teve escolha, foi levada por um ciclone. Outra diferença bem importante é a jornada, Alice explora as possibilidades que se apresentam e interage com outras personagens de forma breve, já Doroty encontra três companheiros de viagem com objetivos em comum, que ao percorrerem o caminho vão se modificando e acabam alcançando seus objetivos.

O mundo de Oz é organizado em quadrantes, cuidados, ou explorado, por bruxas, habitados por populações diferentes em características físicas e cores de roupas, objetos e casas. Você pode saber mais sobre esses quadrantes lendo a matéria da Superinteressante.

Livros são fonte de divertimento, aprendizagens, amor e algumas vezes de polêmicas. Recentemente, alguns livros vêm sendo censurados, retirados de bibliotecas e escolas públicas, uma proibição que também aconteceu com "O Maravilhoso Mágico de Oz", na década de 1950 a obra foi considerada socialista, mal escrita e acusada de não trazer bons valores aos jovens. Ainda bem que essa situação não existe mais, pelo menos para este livro.

O livro foi adaptado para o cinema, o teatro e outras mídias ao longo dos anos, mas ainda hoje a adaptação mais famosa é o filme de 1939. Assista ao trailer do filme abaixo.

Trailer do filme O Mágico de Oz (1939)

O Mágico de Oz - Somewhere Over the Rainbow - Judy Garland

Trailer do Filme: Oz, Mágico e Poderoso (2013)

Conheça alguns filmes e peças que se basearam no livro no blog da Editora Darkside.

Aproveitem para ler "O Maravilhoso Mágico de Oz" enquanto os censores não mudam de ideia! Boa leitura!


Referências:

Bianezzi, Matheus. Como é o Mundo Mágico de Oz? Super Interessante.

Franco, Gustavo H. B. Baseado em fatos reais: O Mágico de Oz como alegoria política e monetária. Prefácio do livro O Mágico de Oz da Editora Zahar.

Instituto Mojo de Comunicação. Oz - O Mágico e a Terra de Oz.

O Mágico de Oz (e suas interpretações) - Tatiana Feltrin - Canal TLC YouTube.

O Mágico de Oz (resenha) - Mellory Ferraz - Canal Literature-se YouTube.

Sobre o livro: O Mágico de Oz - L. Frank Baum - Canal Lidos e Curtidos YouTube.


Nenhum comentário:

Postar um comentário